Saturday, July 26, 2008

CIENCIAS AMBIENTAIS E FLORESTAIS

15 ANOS DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FLORESTAIS
Prof Jorge Paladino Corrêa de Lima,PhD

Fazem 15 anos que começou a funcionar o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais no Instituto de Florestas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1993.
O projeto inical desse curso foi apresentado por esforço pessoal ao IF e à UFRRJ em 1990, pois acreditava na necessidade do Instituto de Florestas em expandir sua produção científica. O título foi em função do mais avançado que tínhamos na época em Universidades de ponta nos Estados Unidos e Europa, e a proposta devido minha experiência com Universidades Americanas, previa a realização de até 50% do curso na Colorado State University, em um convênio já assinado entre as duas Universidades, no qual eu era o coordenador. Seriam disciplinas do Instituto de Florestas da UFRRJ e da Colorado Syate University, em Fort Collins, onde estive preparando o convênio no ano anterior. Infelizmente na época, o conservadorismo da administração universitária não aceitou a proposta, considerada muito ambiciosa. Hoje, como podemos ver, a própria CAPES incentiva bolsas tipo sandwich. Exatamente nos moldes da nossa proposta na época.
Em 1991 me afastei para Pós-Doutorado na Universidade da Florida, e ao voltar retomei a proposta apresentada, e refiz o projeto, abrangendo outros Institutos da UFRRJ em substituição a Colorado State University, já que o Instituto de Florestas não tinha estrutura na época para oferecer todas as disciplinas de um curso abrangente como proposto. Mas a base inicial permaneceu, um curso voltado realmente para a necessidade do estado, que seria a pesquisa florestal e ambiental . A proposta foi apresentada ao final de 1992 e aprovada finalmente. Começamos a funcionar nos primeiros meses de 1993 e devido ter idealizado o curso fui seu primeiro coordenador. Ao assumir à Direção do Instituto de Florestas em Setembro do mesmo ano, tive que deixar a cordenação do curso. Após elaborar um planejamento estratégico para o Instituto, e visando o fortalecimento da Pós-graduação, criamos a revista científica, FLORESTA e AMBIENTE.
Embora tenha saído da coordenação para a Direção do Instituto, tive que dar suporte ao Curso, fazendo constantes viagens pessoais à Brasilia, para aprovação perante a CAPES, que acabou acontecendo.
Hoje já aposentado da Universidade, vejo que realmente dentre todas medidas idealizadas e realizadas como Diretor, essas foram as mais importantes. O Curso de Pós evoluiu para o Doutorado e a Revista continua bem conceituada no meio científico. O Instituto se fortaleceu, a graduação se fortaleceu e o corpo docente ficou mais qualificado. E hoje me sinto orgulhoso desses filhos. Eles foram bem cuidados e estão sendo bem cuidados pelo Corpo Docente do Instituto de Florestas da UFRRJ. O que demonstra competência. Não adianta plantarmos uma semente, se não existe gente competente para cuidar. E o Instituto de Florestas da UFRRJ demonstrou competência nos últimos anos para cuidar e expandir a nossa Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, a única realmente aprovada que contribui para a pesquisa voltada à conservação da natureza, conforme idealizada. Parabéns aos Docentes que continuaram a aprimorar o Curso e a Revista. A Engenharia Florestal agradece. Parece vaidade, mas não existe outra forma de agradecer aos Docentes do Instituto de Florestas por terem valorizado um trabalho que tivemos no passado. Esse trabalho todo não é mérito meu. Só relembrei como nasceu, pois muitos não conhecem a história do curso, mas todos contribuiram para o sucesso, especialmente o Prof Ricado da Siva Pereira, que foi diretor após minha retirada, e o diretor atual, Prof Heber dos Santos Abreu. As idéias e as ações iniciais foram minhas, mas não realizei sozinho. Ninguém faz nada sozinho.
Parabéns especial ao Prof HEBER DOS SANTOS ABREU, que colaborou no projeto final do curso, a Profa. SILVIA REGINA GOI , ao Prof ACACIO GERALDO DE CARVALHO, ao Prof RICARDO DA SILVA PEREIRA, ao Prof JOSÉ AMÉRICO DE MELLO FILHO, e ao Prof FRANCISCO GERSON ARAUJO que ajudaram e valorizaram o trabalho realizado na época, tanto do curso quanto da revista. Parabenizo também o atual coordenador do Curso, Prof ROBERTO CARLOS COSTA LELIS, pela evolução do curso ao Doutorado e aos demais docentes que atuaram e atuam coordenando, orientanto e oferecendo disciplinas nos ultimos anos, valorizando nossa pós-graduação. Todos deram e continuam dando sua contribuição para o sucesso do curso.
PARABÉNS AO INSTITUTO DE FLORESTAS PELOS 15 ANOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Prof Jorge Paladino Corrêa de Lima, PhD
Lauria, Itália

No comments: